terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Luxemburgo quer um 10


Há na gênese do futebol brasileiro vencedor um perfil imprescindível: o camisa 10, meia armador clássico, centralizador das jogadas ofensivas. E Vanderlei Luxemburgo sempre se manteve fiel à tradição nas equipes por ele comandadas. Raros foram os times do agora técnico do Grêmio sem um organizador à brasileira, daqueles que param a bola, erguem a cabeça, vasculham os espaços em aberto no campo adversário, e nestes vácuos de marcação lançam a bola na direção de um companheiro em velocidade.
Este é o perfil que ele procura no Grêmio. Por enquanto, Luxemburgo conta com Facundo Bertoglio, Marquinhos e Marco Antonio para a função, mas ele já solicitou à diretoria tricolor a contratação de um meia mais próximo do camisa 10.
Afinal, o argentino Bertoglio é incisivo, quase um atacante, enquanto Marquinhos e Marco Antonio combinam características que lhes permitem atuar recuados no setor. E nem Cristian Rodriguez, uruguaio do Porto pretendido pelo Grêmio, é um armador à moda antiga. Mesmo que ele seja contratado, o camisa 10 idealizado seguirá em falta.
O histórico de articuladores nas equipes treinadas por Luxemburgo teve início entre 1989 e 1990, com Mazinho Oliveira no Bragantino. Curiosamente, ele forma a dupla de destros na relação dos armadores de confiança do treinador - o outro é Cleiton Xavier, no Palmeiras de 2009.
Todos os demais são canhotos. Ricardinho, por exemplo, foi referência de quatro times do técnico gremista: Corinthians em 1998 e 2001, Santos em 2004 e Atlético-MG em 2010; outro articulador de perna esquerda preferencial muito aproveitado pelo treinador foi Alex, hoje no Fenerbahce, com o qual Luxemburgo trabalhou na Seleção Brasileira entre 1998 e 2000, e três anos depois no Cruzeiro.
Zinho também foi protagonista da articulação em mais de um time treinado por Luxemburgo: duas vezes no Palmeiras (93/94 e 2002), além de auxiliar Alex no Cruzeiro. Para completar, os "camisas 10´s" restantes na carreira de Luxemburgo - todos canhotos - foram William (Flamengo de 95), Robert (Santos de 97), Zé Roberto (Santos 2007), Ganso (Santos 2009) e Thiago Neves no Flamengo do ano passado - embora em um sistema sem a referência técnica fixa.
Luxemburgo já conversou com o diretor-executivo Paulo Pelaipe sobre o tema, sugerindo possíveis reforços para a função, e reiterando a vontade de contar com um meia clássico no Grêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário