quinta-feira, 8 de março de 2012

Grêmio Imortal ... Onde?

Eu ontem vendo a entrevista dos jogadores do Grêmio ao término da partida diante do River Plate do Sergipe, vendo os jogadores falando em Imortalidade, "Porque nao é atoa que o Grêmio é imortal" falou um deles, frase tambem usada pelo goleiro Victor esses dias no confronto contra o Inter, se eu nao estou enganado.


A única conclusão que posso tirar dessas declarações dos atuais jogadores do tricolor, é que eles nao conhecem a história do time que hoje vestem a camiseta, será que eles acham que é façanha virar o jogo no ultimo segundo contra um time que nem sequer disputa Série D de campeonato brasileiro? Será que eles acham que é façanha ou prova de Imortalidade virar e sofrer pra ganhar do glorioso Ypiranga?
Se acham isso realmente os jogadores atuais nao conhecem a história fantástica que tem esse clube, que hoje em dia é um anão perto do que um dia foi, Um Gigante maior que muitos times do Mundo.


Então resolvi colocar aqui alguns feitos da história de um time que é sim Imortal, Mas um Imortal hoje em dia muito fácil a ser batido, e que infelizmente perdeu o respeito dos mortais.


Partida final de Grêmio x Penãrol do Uruguai - Libertadores de 1983 


Bueno vamos falar um pouco do que foi a libertadores de 1983, é claro que vou falar do jogos finais. Mas vale muito lembrar aqui as partidas históricas em que a "VERDADEIRA IMORTALIDADE" foi colocada a prova, posso citar os jogos contra o América de Cali e o Estudiantes de la Plata, com essas partidas o Grêmio se mostrou um time muito forte e determinado capaz de vencer as suas limitações e estava pronto para levantar o seu primeiro caneco de libertadores da américa.
Mais a final nao ser poderia mais complicada, do que enfrentar o Penãrol do Uruguai, O clube Uruguaio ja havia vencido a competição por quatro vezes e o Mundial 3 vezes, ou seja o favoritismo era todo do time de Montividéo.


A primeira partida foi feita no estádio Centenário no Uruguai, resultado bom para o Grêmio que empatou em 1x1, O Grêmio trazia baita resultado pra dentro do Monumental.
Dia 28 de Julho de 1983, no ano em que o Grêmio completava os seus 80 anos de glórias, O Grêmio entrou em campo com determinação, e dar o presente aos seus torcedores que lotaram o estádio olímpico. E o "Imortal daquela época" nao decepcionou e venceu os Uruguaios por 2x1, Com gols de Caio e César.
O Primeiro título continental estava garantido e a "Imortalidade" se mostrou presente dentro do Olímpico.





Com a conquista da taça libertadores o Grêmio Imortal foi a disputa do Mundial interclubes daquele ano, pra enfrentar o grande Hamburgo, que era acostumado a grandes finais de campeonato, e tinha como características a calma e a frieza para jogar o seu futebol.
E com todo esse currículo nas costas, o favorito pra levar aquela decisão era o clube alemão e não o Grêmio.
Mas naquele tempo dava orgulho de bater no peito e dizer "Eu sou Imortal, sim senhor", Mesmo com o favoritismo do outro lado o Imortal nao se entregou jamais dentro de campo, e aos 38 minutos do primeiro tempo, o Grêmio chegou ao gol com Renato Portaluppi, Mas a equipe da Alemanha demonstrou ser um time guerreiro que nao entregava assim facilmente, Schrõder empatou a partida faltando 4 minutos para terminar a partida, com isso forçando uma prorrogação.
E foi então que a estrela e a "camisa 7" brilharam, Ele o predestinado Renato, numa jogada de craque, deixou o zagueiro alemão desnorteado com dois dribles de pura técnica                            
mandou pro fundo das redes com 3 minutos de prorrogação, e mais uma vez a "IMORTALIDADE" apareceu mais no Japão, o Grêmio teve que suportar a forte pressão exercida pelo time alemão até o minuto final, Quando o Arbitro da partida apontou o centro do campo, O Tricolor pintava o mundo de azul pela primeira vez na sua história levantava o titulo de campeao do Mundo.


CONCLUSÃO: 


Vocês devem estar se perguntando, " A onde ele quer chegar com isso? ", Bom agora eu irei explicar, eu poderia citar outros jogos fantásticos de prova da "verdadeira imortalidade" .


Imortal é tu ganhar na raça de um time, melhor que o teu, ou até mesmo ser da tua mesma grandeza, o torcedor que viveu isso, hoje em dia está envergonhado com a situação que vive o Grêmio, que faz de jogos contra times mediucres que nunca sequer disputaram uma libertadores, ser um Milagre a vitória, a onde a vitória deveria vir ao natural, Como ontem (Grêmio 3x2 River Plate-SE), era um jogo que o Grêmio deveria ter engolido o River pelo tamanho da história, Mas ai aconteceu aquilo tudo, ai o torcedor e os próprios jogadores falam de "Imortalidade", ultimamente o que o GrÊmio menos tem é a sua tradicional marca, "Imortal tricolor", esta literalmente apagado, se ele voltará a brilhar no Olímpico ou na Arena, isso nao saberemos.
Mas agora prestem atenção na história que esse clube tem, nao deixem que esses jogadores que vestem este manto sagrado falarem dela em vão, como se nao significa-se nada, Jogadores como Renato,Dinho,Danrlei entre outros, eles podem encher a bola e dizer o que é Imortalidade, mas os jogadores desta década, Jamais saberão o que é realmente ser um Imortal tricolor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário