segunda-feira, 28 de maio de 2012

Grêmio 1x0 Palmeiras - Analise

Apesar da partida de domingo ter sido apenas uma prévia do que ainda estar por vir, a partida nao apresentou uma grande capacidade técnica ou alguma das duas equipes ter mostrado algum talento individual durante o jogo. Ambos os times, tanto como Palmeiras quanto como o Grêmio mostraram muita a aplicação tática feita por seus treinadores, muita marcação no meio do campo, E muita consistência defensiva. Tanto o Palmeiras de Felipão quanto ao Grêmio de Luxemburgo jogaram com o mesmo esquema, o 4-4-2, e foram times bem arrumados taticamente dentro das quatro linhas, e por conta disso, o confronto dos semifinalistas da copa do Brasil, foi um jogo com poucas chances claras de gols, com muita roubada de bola pelo meio de campo, e com pouquíssima criatividade no modo geral da partida.

Nesta primeira partida, nesta prévia de Grêmio e Palmeiras, o time treinado por Luxemburgo levou a melhor, obteve as melhores chances quando elas apareceram, e teve a maior posse de bola, tendo o jogo sobre seu controle durante a maior parte do confronto. E isso é a prova que foi o time que esteve mais bem organizado dentro de campo.

Na minha visão, uma dos motivos para essa "Superioridade" do tricolor sobre o Palmeiras, neste primeiro duelo, foi o "entrosamento" do esquema 4-4-2 com os três volantes (Souza,Fernando e Léo Gago) e uma marcação muito boa e precisa sobre os principais jogadores de armação do Palmeiras, como por exemplo o chileno Valdivia, que poucas vezes eu vi o narrador da Gaúcha citar o nome dele durante a transmissão, o craque do verdão poucas vezes tocou na bola. Foi porque o Grêmio fez utilizou a mesma arma que usou no confronto das quartas de final, o Grêmio sufocou o adversário no campo de defesa e com isso provocava o erro de passes, e por isso obrigava o adversário a tentar o passe longo, ou o chutão, Na maioria das vezes que essa arma foi usada pelo tricolor, forçando o chutão por parte do Palmeiras, a bola era tricolor porque os atacantes do verdão estavam sobre forte marcação lá na frente.

Pelo lado dos visitantes, pouca coisa se viu, o que se viu foi algumas jogadas de bola pra area, levantadas sempre por Marcos Assunção, tanto com bola rolando quanto com a bola parada em cobrança de faltas ou escanteios, as jogadas que o palmeiras conseguiu fazer, foi sempre pelo lado direito de defesa do Grêmio, com o garoto Luan, pelo lado do Gabriel que na minha opinião parecia estar inseguro na partida. Porém do resto da partida nao vi o Palmeira assustar em nenhum lance, a não ser num lance que levou um certo perigo com o atacante Barcos em que o Victor teve que trabalhar, foi numa jogada individual em que Barcos passou por Naldo, e chutou.

Quanto a penalidade perdida por Léo Gago, até concordo com Vanderlei Luxemburgo que disse quando questionado o porque da escolha por Léo gago e não ao garoto Fernando, Vanderlei Luxemburgo disse "se o Fernando erra, iriam pedir outro batedor" Eu de fato concordo com ele. Mas temos que começar a nos preocupar com as penalidades, a final de contas é o segundo penâlti nao convertido pelo time tricolor, e isso deve ser corrigido pra ontem, pois isso poderá fazer a diferença entre a vida e a morte do Grêmio na copa do Brasil.

No lado do Grêmio, eu vi um time que ta crescendo, e os jogadores vem melhorando suas funções cada vez mais, como por exemplo o Fernando, e o time está apresentando um entrosamento ao esquema que Roger postou na equipe depois mais tarde aprovado por Luxemburgo interessante.

Além do crescimento tático da equipe, o Grêmio tende a crescer na qualidade também, com a volta dos lesionados, Kleber,Werley,Bertoglio, Com as chegadas dos contratados Zé Roberto e Fábio Aurélio.

Agora o lado do Palmeiras, é um time com alguns problemas que com certeza o mestre Felipão irá corrigir para o duelo da copa do Brasil. Mas o Palmeiras com todo o respeito não tem time pra ganhar do Grêmio no momento, tanto na parte tática, como na parte técnica.

Mas é por esse motivo que o futebol é apaixonante, isso na copa do Brasil não quer dizer nada, pois é uma competição de mata-mata, por isso não é porque o Grêmio derrotou o Palmeiras pelo Brasileirão, que irá vencer novamente pela Copa do Brasil, não tem nada ganho ainda, apenas os primeiros três pontos do Grêmio no brasileirão 2012.

Melhor em campo - Fernando
Pior em campo - Gabriel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário