terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dia de estréia para quatro equipes na copa do brasil


A Copa do Brasil começa nesta quarta-feira com um prêmio bastante apreciado pelos clubes brasileiros: uma vaga na Taça Libertadores em caso de título. Mas nem todas as equipes estão pensando tão alto. É o caso de quatro times que farão a estreia no torneio nacional, têm nomes cuirosos e querem mesmo é um pouquinho de fama. River Plate, Penarol, Murici e IAPE são as novidades da competição, mostradas pelo Jornal Nacional (assista ao vídeo com a reportagem completa).
O nome é igual ao do famoso time argentino, o escudo é bem parecido, e os uniformes são cópias fiéis. Mas este River Plate é de Carmópolis, interior de Sergipe, cidade com 13 mil habitantes e famosa pelos poços de petróleo. O time vai estrear contra o Botafogo nesta quarta, às 19h30m (de Brasília), em Sergipe.
- Nosso patrono foi na Argentina, na loja do River. Comprou camisas do River Plate e mandou confeccionar no mesmo modo do original - confirmou Ernando Rodrigues, presidente do clube.
Na Copa do Brasil, um time argentino?
Antes, o time se chamava São Cristóvão. Mas como no estado há um Boca Junior, o sonho dos dirigentes era fazer um clássico argentino - que jamais aconteceu. Quando um estava na primeira, o outro estava na segunda divisão.
Em Itacoatiara, no interior do Amazonas, também há um clube em homenagem a outro time famoso da América do Sul. Um nome que já deu confusão: Penarol ou Peñarol? O brasileiro não tem o til, é Penarol mesmo. Em 1946, a equipe uruguaia viajou de Belém a Manaus de barco, pelo Rio Amazonas. Um ano depois, nascia o clube em homenagem aos visitantes.
- Para chegar a Manaus tinha uma parada obrigatória em Itacoatiara. Aí veio a 'portuguezação' da palavra, né - explicou Inácio Cavalcanti, diretor do Penarol, que vai enfrentar o Paysandu, de Belém, às 21h (de Brasília) na estreia.
O caçula da Copa do Brasil é do Maranhão. Tem só três anos de idade e um nome que nem parece de time de futebol: Iape. O presidente, Antonio Pereira, o Pereirinha, tem projetos sociais com crianças. A organização não governamental se chamava Instituto Amigos do Pereirinha. Os amigos aconselharam: 'vai pegar mal botar o próprio nome no time'. Continuou Iape, mas com outro significado: Instituto de Administração de Projetos Educacionais. O apelido é mais fácil. Canário da Ilha. O time vai enfrentar o Atlético-MG nesta quarta, às 21h50m (de Brasília), no Maranhão.
Em Alagoas, o campeão estadual tem o nome de uma cidade: Murici, que tem 25 mil habitantes e sofreu com uma enchente no ano passado. Registrou dois mortos e mais de dois mil desabrigados. Até hoje é possível ver as marcas deixadas pela chuva.
Durante a enchente a sede do clube ruiu. O troféu de campeão alagoano sumiu e reapareceu um mês depois, a um quilômetro e meio de distância, sujo e quebrado. A direção não quer consertá-lo para que fique como símbolo de resistência da cidade.
O Murici vai enfrentar o Flamengo nesta quarta, às 22h (de Brasília) em Maceió. Os jogadores já imaginam não como marcar Ronaldinho Gaúcho, mas o que pedir a ele: uma camisa, uma foto... O presidente é mais ousado: quer que o jogador dê uma voltinha no carro dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário