quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Olímpico - O Apito Final

Desde quando deram inicio as obras da nova casa tricolor a ARENA, eu penso todos os dias antes de dormir na última partida do estádio Olímpico antes de tudo vir a baixo. Imagens desesperadoras para todos os gremistas, Milhões de nós chorando, Muitas pessoas nos arredores, emoção e tristeza geral, e com certeza tudo isso será transmitido ao vivo pela TV (acredito). 

Mas durante estes dias, sabendo que falta poucos meses para esta tristeza de ver o Olímpico acabar, acabei percebendo uma outra coisa, Que sem dúvida será mais triste ainda do que a demolição do velho estádio da Azenha: O Apito Final. Deverá ser uma partida amistosa marcada justamente para este motivo, Lotar todas os lugares. E sorte são aqueles que são sócios e simplesmente entraram pela a última vez, eu tenho pena daqueles que caírem nas mãos de cambistas. Quanto será que tará o ingresso? uns mil reais? Quanto será que irá custar o ingresso para se ouvir o último apito no estádio olímpico.

E então, como será O apito final? momento mais triste da história gremista, momento único, momento épico. O Arbitro provavelmente dará uns 20 minutos de acréscimos (acredito que estará na regra, estará no contrato) para nos deixar um pouco mais dentro do Olímpico. As últimas voltas pela a Azenha. Mas mesmo ele dando 20 minutos de acréscimos uma hora ele terá que apitar, Mesmo sendo contrariado e ser o motivo de fazer uma nação inteira ir as lágrimas, mesmo ele sabendo que irá decretar o fim de um daquele que é um dos maiores e mais importantes palcos do futebol mundial e o mais importante do Rio Grande Do Sul, mesmo sabendo de tudo isso, uma hora ele terá que apitar o fim.

Será o apito mais doloroso, o mais triste da história que o nosso querido Olímpico vai presenciar. Nenhuma derrota em taça libertadores, nenhuma eliminação, nenhum clássico Grenal perdido, será tão triste. Porque nao existirá mais o amanhã, Porque sempre ao término de cada partida, de cada derrota, o coração do torcedor gremista se enche de esperança e mesmo depois da derrota segue acreditando que no próximo clássico Grenal, vai dar Grêmio, na próxima Libertadores ninguém nos derruba, e assim é que acontece. Mas este Apito final, será algo que nao voltará mais, será irreversível. Será um apito que ecoará aos quatro cantos do mundo, e ficará guardado na lembrança de muitas gerações de gremistas.

Tenho a certeza, que será um momento único até mesmo para aqueles que não frequentam o estádio olímpico (Pessoas do interior e até mesmo torcedores de outros clubes do brasil e do mundo) Mas e aquelas pessoas que vão a praticamente todas as partidas lá, gritar o nome dos jogadores, incentivar , o que vai ser delas? depois que o juiz der o apito que encerra a partida, eu me pergunto, quem será o primeiro corajoso a deixar o estádio Olímpico, deixar o olímpico pela a última vez na vida? (Lágrimas rolam eu meu rosto só de pensar e escrever).

Depois do apito final, acredito que o estádio terá umas 15 ou 20 mil pessoas pra mais dentro do estádio depois de 2 horas do apito final. Gremistas que ficaram ali sentados, dando o seu último adeus a este magnifico palco, em que o Grêmio construiu a sua linda história, Uns tomando um chimarrão, outros batendo um papo, outros mais emocionados chorando muito e muitos simplesmente em silêncio , observando o gramado, o estádio e lembrando de tudo que ja se viveu dentro da azenha, dentro do olímpico, se despedindo, e de repente uma voz ecoa nos alto falantes, Chegou a hora de sair do estádio.

2 comentários:

  1. Esse texto me fez chorar

    Guto de Pelotas

    ResponderExcluir
  2. Eu to indo a quase tudo que é jogo do Grêmio no olímpico este ano. Mas eu nao sou sócio, e o preço dos ingressos já são salgado, imagina no dia do último jogo, como tu disse, tenho pena de quem nao for sócio e cair nas mão de cambistas.

    Tiago rosa de Porto Alegre

    ResponderExcluir